Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos tem como objetivo a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças e adolescentes com deficiência retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para ressignificar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.
Requisitos, documentos, formas e informações para acessar o serviço:
Documentos pessoais da criança e família;
Efetuar cadastro com as técnicas do CRAS e Cadastro Único com a Gestora do Programa Bolsa Família.
Crianças encaminhadas pelos serviços da proteção social (CRAS): Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.
Quais são as situações prioritárias para o atendimento no SCFV?
ü Em situação de isolamento;
ü Trabalho infantil;
ü Vivência de violência e/ou negligência;
ü Fora da escola ou com defasagem escolar superior a 2 (dois) anos;
ü Em situação de acolhimento;
ü Em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto;
ü Egressos de medidas socioeducativas;
ü Situação de abuso e/ou exploração sexual;
ü Com medidas de proteção do ECA;
ü Crianças e adolescentes em situação de rua;
ü Vulnerabilidade que diz respeito às pessoas com deficiência.
Crianças e adolescentes com deficiência, com prioridade para as que possuem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Crianças e adolescentes cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda.
Crianças e adolescentes de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos.
Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço:
Conforme análise da responsável técnica do SCFV.
Forma de prestação do serviço:
Atendimento no CRAS, Busca Ativa.
Passo a Passo
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Acolhida nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), atendimento, orientação e encaminhamentos. Grupos de convívio e fortalecimento de vínculos. Informação, comunicação e defesa de direitos. Fortalecimento da função protetiva da família, mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio. Elaboração de relatórios e/ou prontuários. Desenvolvimento do convívio familiar e comunitário e mobilização para a cidadania, individual e em grupos.Informações Adicionais
No CRAS e Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo fone 49 3657-0269/49 985031188 ou no endereço Av. Tancredo Neves s/n. Via Ouvidoria https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/SC/SANTATEREZINHADOPROGRESSO/Manifestacao/RegistrarManifestacao - Via Serviço de Informação ao Cidadão – LAI - https://lai.fecam.org.br/staterezinhaprogresso/ Atendimento no CRAS/Secretaria de Assistência Social e Visita-domiciliar, no endereço Av. Tancredo Neves s/n.- Contato telefônico no número 49 3657-0269/49 985031188 - Por e-mail socialstp@mhnet.com.br- Via Ouvidoria https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/ConsultarManifestacaoLogin.aspx - Via Serviço de Informação ao Cidadão – LAI - https://lai.fecam.org.br/staterezinhaprogresso/ Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação As manifestações podem ser consultadas pelo mesmo canal de comunicação escolhido pelo usuário.
Órgão / Entidade responsável
- Secretaria de Assistência Social -
Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
- ✭ Portadores de Deficiência
- ✭ Idosos
- ✭ Gestantes e lactantes
- ✭ Pessoas com criança de colo
- ✭ Obesos